Início

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Experiências de leitura do Prof. Herbert Gaerner

Minha experiência pessoal com a leitura foi um pouco diferente das que muitos de nossos companheiros compartilharam até agora.
Fui abençoado em nascer em uma família que aprecia a leitura. Não sei dizer quando li meu primeiro livro por conta própria, mas lembro muito bem de meus pais lendo pra mim todas as noites antes de dormir.
Minha mãe, pra ser sincero não era muito boa na leitura na época, pois não teve o privilégio de estudar quando criança, aprendeu a ler e escrever depois de casada, por insistência de meu pai e sua família, mas isso não a impedia de fazer o melhor que podia.
Já meu velho, com um forte sotaque alemão, fazia o mesmo, e confesso hoje que muitas vezes não entendia o que ele falava, mas o importante era que ele estava fazendo ali.
Lembro também de ouvir muitas vezes as conversas entre meu pai e meus tios, e em muitas dessas conversas eles trocavam informações sobre os últimos livros lidos. Sem contar uma prima mais velha (formada em biblioteconomia) que sempre me presenteava com livros.
Tive tanta sorte a esse respeito que até o barbeiro que meu pai me levava, todas as vezes que cortava o cabelo me presenteava com um gibi.
Estou contando isso porque não sei afirmar quando a leitura entrou em minha vida, pois sempre esteve presente, e continua sendo. Aprendi com meu pai a nunca me desfazer de um livro já lido e, por causa disso hoje tem um cômodo da casa dedicado a eles (estou beirando aos 300, todos lidos por mim). Não sei mais ir dormir sem ler algo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário