Início

terça-feira, 18 de junho de 2013

Plano de aula do grupo 2-III módulo


PLANO DE AULA


Tema: Tratamento da informação                                                                    

Conteúdo: Gráficos diversos

Objetivo geral:                                                                                                     

Oportunizar aos alunos o desenvolvimento de suas capacidades de investigação e construção do conhecimento. Produzir textos coletivos a partir de habilidades requeridas, tais como: elaboração, composição e interpretação textuais. E engajar o aluno no conhecimento de sua realidade política, cultural, econômica e social.

Justificativa:

A leitura e a interpretação de gráficos diversos correspondem, a uma necessidade nacional e/ou mundial, uma vez que os meios de comunicação de nosso país fazem uso diariamente desses recursos para representar informações de interesse da sociedade em geral.

Público alvo:

9º Ano (Ensino fundamental)

Tempo aproximado: 2 aulas

Procedimentos metodológicos:

Aulas expositivas
Divisão de grupos com 4 alunos.
Uso das narrativas

Recursos materiais e tecnológicos:

Papel sulfite
Recorte de jornais
Cola branca e tesoura
Word
Excel
PowerPoint
Data show

Atividades:

1ª aula: Exposição teórica relacionada ao tema, entrega dos materiais tais como: jornais, cola branca, papel sulfite e tesoura.
2ª aula: Elaboração da atividade em grupos com 4 alunos. E apresentações das atividades.

Avaliação:

Postura em sala de aula.
Iniciativa, participação e dedicação.
Apresentação dos grupos.
Entrega das atividades.
Relato oral e escrito.

Conclusão final:

O objetivo foi alcançado, tendo em vista que os alunos coletaram dados, e os analisaram. Foi observado ainda o desenvolvimento do trabalho em equipe, mediante a formação de grupos e divisão de tarefas, e suas habilidades sociais.

Usando as narrativas para uma melhor compreensão por parte dos educandos:

 Certo dia, um professor de matemática, preocupado com a falta de água doce no mundo, pediu para que todos os alunos trouxessem todas as contas de água do ano anterior. Formaram-se grupos de quatro alunos e o docente pediu que calculassem o consumo mensal, utilizando a subtração, expondo a seguinte estratégia: Leitura do mês atual menos a leitura do mês anterior, ou seja, leitura do mês de fevereiro menos a leitura de janeiro e assim por diante.
Após a coleta dos dados, o professor pediu para que seus alunos construíssem uma tabela para representar os valores referentes ao consumo mensal em m3 (metros cúbicos) e ficou assim:

Mês
Jan
Fev
Mar
Abr
Mai
Jun
Jul
Agos
Set
Out
Nov
Dez
M3
12
13
17
14
15
13
18
22
12
15
13
12

Na sequência, o professor ainda preocupado em que esses dados tabelados não gerassem uma conscientização nos educandos de que a população deveria economizar água, pediu para que os grupos fizessem uma reta vertical em um papel quadriculado e outra na horizontal. Na vertical, colocou-se os números naturais de “1” até “20”, começando pelo número “0”; na intersecção das duas retas. Sendo que na ponta da reta vertical deveria constar “m3” (metros cúbicos), e na reta horizontal, colocassem os meses do ano, a começar pelo mês de Janeiro até Dezembro, seguindo sempre a escala do papel quadriculado.
Ainda na reta horizontal, de acordo com a escala de cada mês, em função do consumo indicado na reta vertical, construísse retângulos e os pintasse de cores variadas. Assim os alunos puderam perceber, através de uma imagem, nesse caso, um gráfico de colunas de que o consumo mensal de suas residências era muito alto.

Você aprendeu? Então agora é a sua vez!

Exemplo de atividades:
b) Quanto sua família gasta de água em metros cúbicos (m3) anualmente?  Represente esses dados em um gráfico de coluna.

Recuperação:

Planejar atividades para cada grupo de alunos que apresentarem dificuldades. Exemplos: Identificação/ leitura de ângulos através de relógios analógicos para que eles entendam que um giro completo do ponteiro de um relógio equivale a 360°, meio giro 180° e assim por diante. E consequentemente entenderá o que é gráfico de setores. Proporcionalidade, porcentagem, conversão de medidas, e noção de plano cartesiano. E ainda, cálculos básicos como operações com racionais, sistema de numeração, leitura de tabelas, média aritmética, e etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário