PLANO
DE AULA
Tema:
Tratamento da informação
Conteúdo:
Gráficos diversos
Objetivo
geral:
Oportunizar aos alunos o desenvolvimento de suas
capacidades de investigação e construção do conhecimento. Produzir textos
coletivos a partir de habilidades requeridas, tais como: elaboração, composição
e interpretação textuais. E engajar o aluno no conhecimento de sua realidade
política, cultural, econômica e social.
Justificativa:
A leitura e a interpretação de gráficos diversos
correspondem, a uma necessidade nacional e/ou mundial, uma vez que os meios de
comunicação de nosso país fazem uso diariamente desses recursos para
representar informações de interesse da sociedade em geral.
Público
alvo:
9º Ano (Ensino fundamental)
Tempo
aproximado: 2 aulas
Procedimentos
metodológicos:
Aulas expositivas
Divisão de grupos com 4 alunos.
Uso das narrativas
Recursos
materiais e tecnológicos:
Papel sulfite
Recorte de jornais
Cola branca e tesoura
Word
Excel
PowerPoint
Data show
Atividades:
1ª
aula: Exposição teórica relacionada ao tema, entrega dos
materiais tais como: jornais, cola branca, papel sulfite e tesoura.
2ª
aula: Elaboração da atividade em grupos com 4 alunos. E apresentações
das atividades.
Avaliação:
Postura em sala de aula.
Iniciativa, participação e dedicação.
Apresentação dos grupos.
Entrega das atividades.
Relato oral e escrito.
Conclusão
final:
O objetivo foi alcançado, tendo em vista que os alunos
coletaram dados, e os analisaram. Foi observado ainda o desenvolvimento do
trabalho em equipe, mediante a formação de grupos e divisão de tarefas, e suas
habilidades sociais.
Usando
as narrativas para uma melhor compreensão por parte dos educandos:
Certo dia, um professor
de matemática, preocupado com a falta de água doce no mundo, pediu para que todos
os alunos trouxessem todas as contas de água do ano anterior. Formaram-se
grupos de quatro alunos e o docente pediu que calculassem o consumo mensal,
utilizando a subtração, expondo a seguinte estratégia: Leitura do mês atual
menos a leitura do mês anterior, ou seja, leitura do mês de fevereiro menos a
leitura de janeiro e assim por diante.
Após a coleta dos dados, o professor pediu para que seus
alunos construíssem uma tabela para representar os valores referentes ao
consumo mensal em m3 (metros cúbicos) e ficou assim:
Mês
|
Jan
|
Fev
|
Mar
|
Abr
|
Mai
|
Jun
|
Jul
|
Agos
|
Set
|
Out
|
Nov
|
Dez
|
M3
|
12
|
13
|
17
|
14
|
15
|
13
|
18
|
22
|
12
|
15
|
13
|
12
|
Na sequência, o professor ainda preocupado em que esses dados
tabelados não gerassem uma conscientização nos educandos de que a população
deveria economizar água, pediu para que os grupos fizessem uma reta vertical em
um papel quadriculado e outra na horizontal. Na vertical, colocou-se os números
naturais de “1” até “20”, começando pelo número “0”; na intersecção das duas
retas. Sendo que na ponta da reta vertical deveria constar “m3”
(metros cúbicos), e na reta horizontal, colocassem os meses do ano, a começar
pelo mês de Janeiro até Dezembro, seguindo sempre a escala do papel
quadriculado.
Ainda na reta horizontal, de acordo com a escala de cada
mês, em função do consumo indicado na reta vertical, construísse retângulos e
os pintasse de cores variadas. Assim os alunos puderam perceber, através de uma
imagem, nesse caso, um gráfico de colunas de que o consumo mensal de suas
residências era muito alto.
Você aprendeu? Então agora é a sua vez!
Exemplo
de atividades:
b) Quanto sua família gasta de água em metros cúbicos (m3)
anualmente? Represente esses dados em um
gráfico de coluna.
Recuperação:
Planejar atividades para cada grupo de alunos que
apresentarem dificuldades. Exemplos: Identificação/ leitura de ângulos através
de relógios analógicos para que eles entendam que um giro completo do ponteiro
de um relógio equivale a 360°, meio giro 180° e assim por diante. E
consequentemente entenderá o que é gráfico de setores. Proporcionalidade,
porcentagem, conversão de medidas, e noção de plano cartesiano. E ainda,
cálculos básicos como operações com racionais, sistema de numeração, leitura de
tabelas, média aritmética, e etc.
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